Contactos

Medição de Radão

Avaliação da exposição ao Radão

O radão é um gás nobre, radioactivo, sem cheiro, cor ou sabor, sendo por isso perigoso. A única forma de o detetar é através de avaliações com equipamentos especializados e análises laboratoriais.

 

Este tipo de gás tende a acumular-se em espaços interiores podendo alcançar concentrações que prejudiquem a saúde do ser humano. Estudos revelam que seja a segunda maior causa de cancro do pulmão, a seguir ao tabagismo. Isto acontece uma vez que o radão possui três constituintes sólidos (polónio, bismuto e chumbo) que quando inalados, atingem os tecidos pulmonares, podendo induzir deste modo o desenvolvimento de tumores.

 

Porto, Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Portalegre e Castelo Branco são os distritos que apresentam um maior risco de conter radão uma vez que se tratam de áreas graníticas, que por conseguinte implica uma maior incidência do radão.

 

Este gás tem a capacidade de se infiltrar nos edifícios, através das fissuras e fendas existentes nos pavimentos, paredes ou até mesmo das uniões das canalizações. Pode ser encontrado particularmente em pisos baixos das habitações, como caves, garagens, arrecadações ou superfícies térreas. Quanto maior a proximidade com a superfície da Terra, maior a probabilidade de exposição.

 

Não deixe que o radão afete a sua saúde. Caso suspeite da existência deste gás na sua habitação ou estabelecimento comercial, não hesite em contactar a ADESUS. Garantimos não só o melhor serviço, como também a sua segurança. Utilizamos o melhores equipamentos de análise disponíveis no mercado, por forma a garantir a fiabilidade dos resultados.

Outros artigos que podem interessar. ver todos