Contactos

Agentes Biológicos

A ADESUS presta serviço de avaliação de agentes biológicos


Os agentes biológicos são seres vivos de dimensões microscópicas, bem como todas as substâncias derivadas dos mesmos que, estando presentes nos locais de trabalho, podem provocar efeitos negativos na saúde dos trabalhadores em situações de exposição por parte destes.

A Adesus, Lda há cerca de dois anos que se formou na análise dos postos de trabalho de acordo com o DL nº 84/97, de 16 de Abril por forma a dar resposta aos seus clientes que possam exercer funções com elevados riscos de exposição aos agentes biológicos. Neste sentido foi a primeira entidade do país acreditada para a colheita de bactérias e fungos.
Os agentes biológicos estão presentes em todo o meio que nos rodeia e coabitam com todos os seres vivos. Todavia, alguns destes microrganismos provocam doença (infeções, alergias ou intoxicações) no ser humano. Daí a necessidade de realizar uma correta avaliação de riscos por forma a dividir a exposição dos operadores aos diferentes grupos de exposição existentes na legislação.
Como complemento as estas avaliações a ADESUS também possui experiência na análise de Leptospira.
 
A ADESUS, Lda sugere aos seus clientes uma boa prevenção técnica, médica e uma formação e informação adequada a todos os trabalhadores de todas as áreas mas com especial atenção aos:

  • Trabalhos em unidades de produção alimentar;
  • Trabalho agrícola;
  • Atividades em contacto com animais;
  • Trabalhos em unidades de saúde;
  • Trabalhos em instalações de tratamento de águas residuais;
  • Trabalhos em unidades de recolha, transporte e eliminação de resíduos.