Contactos

Avaliação de Leptospira

A ADESUS presta serviços de análise de Leptospira

A ADESUS, LDA tem-se especializado cada vez mais na área de saúde ambiental. Depois de ter elaborado o seu Manual de Controlo Microbiológico em Ambientes Hospitalares, e realizada diversas amostragens em águas, superfícies e ar ambiente com a respetiva identificação de diversas estirpes, viu-se agora com um cenário pouco comum no nosso país, Leptospira.

A leptospira, é uma bactéria que é eliminada principalmente na urina de roedores, e permanece na água até encontrar um novo hospedeiro. Desta forma, as pessoas podem ser contaminadas não apenas ao entrar em áreas urbanas alagadas pela chuva, como também em locais onde exista a probabilidade de passagem com frequência de roedores e onde permaneça por algum tempo águas paradas. Um indivíduo que seja contaminada pela leptospira, diz-me que apresenta Leptospirose.
 
A leptospirose, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal. A infeção nos seres humanos é frequentemente causada por água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais infetados (roedores, bovinos ou animais selvagens), que são ingeridos ou entram em contacto com membranas mucosas ou com fissuras na pele (feridas). A infeção é mais comum em áreas rurais, mas pode ocorrer em áreas urbanas, quando alguns dos animais entram em contacto com alimentos armazenados em depósitos mal isolados. A transmissão da doença só ocorre em locais onde exista meio aquoso, pois a bactéria não sobrevive a locais secos.

Neste momento e pelas crescentes alterações climatéricas que se têm vindo a sentir no nosso país tem sido solicitado cada vez mais à ADESUS, Lda os ensaios para a avaliação de Leptospira em unidades industriais. Desta forma a ADESUS, lda possui um serviço de apoio á industria que se encontra capaz de levar a cabo estas avaliações.