Contactos

Avaliação Acústica de edifícios

A avaliação acústica de edifícios diz respeito à verificação da capacidade de isolamento sonoro dos elementos de construção nas edificações, de modo a garantir o bem-estar e a qualidade de vida.

Apesar dos erros do passado, que muitas vezes não podem ser facilmente corrigidos (pois as soluções de isolamento sonoro são normalmente caras e não é fácil conciliar a necessidade de bem-estar e descanso com a necessidade de desenvolvimento económico), verifica-se actualmente a preocupação das entidades licenciadoras em confirmar o cumprimento dos requisitos acústicos dos edifícios.

Dando cumprimento ao Regulamento Geral do Ruído, Decreto-Lei 129/2002, republicado pelo DL 96/2008, a Adesus, Lda através do seu laboratório de ensaios, verifica o cumprimento do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios, para a emissão dos “certificados acústicos”, requeridos para efeito de licenciamento/autorização de utilização dos edifícios.

Cumprindo todas as normas internacionais de referência, os testes acústicos realizados estão acreditados pelo Instituto Português de Acreditação – IPAC, para a execução das medições necessárias a estes ensaios. É utilizado equipamento de fabricante com qualidade comprovada e certificada (Bruel & Kjaer).

Os ensaios que executamos nesta área, são os seguintes:

- Avaliação do isolamento a sons de condução aérea

- Avaliação do Índice de isolamento a sons de condução aérea em fachadas

- Avaliação do Índice de isolamento a sons de percussão

- Avaliação do Nível de ruído particular de equipamentos colectivos

- Determinação do tempo de reverberação

Outros artigos que podem interessar. ver todos