Laboratório

2008-02-13

Ruído nocturno pode fazer subir tensão arterial

"O ruído nocturno, produzido pelo trânsito rodoviários, pelos aviões ou pelo ressonar pode aumentar a tensão arterial sem que a pessoa acorde, revelou um estudo publicado ontem na revista de saúde, European Heart Journal.

Monitorizando o sono de cinco mil voluntários residentes perto de seis grandes aeroportos europeus, os investigadores do Imperial College de Londres concluíram que a tensão arterial dos voluntários aumentava significativamente quando estes experimentavam um acontecimento nocturno com um ruído superior a 35 decibéis.

Segundo os autores deste estudo, o que importa são os decibéis e não a origem do ruído. Deste modo, as pessoas que vivem perto de aeroportos correrão, no futuro, maiores riscos do que as que habitam em bairros calmos. De acordo com o estudo, uma subida de 10 decibéis de ruído nocturno causa um aumento de 14 por cento no rico de hipertensão para os dois sexos.

“Parece-me claramente que deverão ser tomadas medidas para reduzir os níveis sonoros dos aviões, particularmente durante a noite, de modo a proteger a saúde das pessoas que vivam próximo de aeroportos”, comentou Lars Jarup, um dos autores do estudo.""

in Público


©1990-2006 ADESUS, Lda. Telefone 22 9691437
7 Graus