Laboratório

2020-04-22

COVID-19 e a Qualidade do Ar Interior

 
Com o aparecimento da COVID-19 por todo o mundo, surgem mais questões relacionadas com as condições de qualidade do ar interior a que estamos expostos diariamente.
De facto, alguns estudos mencionam que a maioria dos edifícios em Portugal, quer de serviços quer habitacionais, não reúnem as condições adequadas, estando muitas das vezes relacionadas com ventilação insuficiente, humidade, presença de poluentes no interior e no exterior dos espaços, etc. De referir que a exposição a estas condições, provoca uma maior incidência de danos no aparelho respiratório, quer a curto ou longo prazo. 
Assim sendo, por forma a melhorar a qualidade do ar interior, é recomendado que sejam implementadas algumas medidas por forma a evitar a concentração de poluentes nos espaços, sendo uma das mais eficazes o reforço da renovação de ar. Importante mencionar que quanto maior a densidade de ocupantes maior deverá ser a taxa de renovação de ar. 
Posto isto e atendendo ao panorama atual, no caso de existir sistema de ventilação mecânico, este deverá funcionar com regularidade. Através de monitorizações, poderá ser testada a eficiência do mesmo e desta forma ajustar o sistema em função do número de ocupantes e das caraterísticas do espaço.
Quando não se verifica a existência de um sistema de ventilação mecânico, como por exemplo numa habitação, recomenda-se que sejam abertas as janelas ocasionalmente. Se porventura houver prática de exercício físico dentro do espaço, torna-se ainda mais importante a entrada de ar novo, já que existe uma maior libertação de dióxido de carbono, ficando o ar mais saturado.
Para além destas medidas, é recomendada uma higienização mais regular, principalmente a superfícies/materiais com contacto mais frequente, como interruptores, puxadores, torneiras, teclados, mesas, bancadas, sanitas, etc. 
A ADESUS, Lda., enquanto prestadora de serviços de avaliação de qualidade do ar interior e verificação microbiológica de superfícies, vem disponibilizar aos seus clientes este serviço no sentido de verificar o cumprimento dos requisitos de manutenção da qualidade do ar interior ao abrigo do capítulo IV do Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 118/2013.

©1990-2006 ADESUS, Lda. Telefone 22 9691437
7 Graus